Vida(s)em ViAGeM

\”Andamos com a corda e a faca na garganta e continuamos a sorrir como se nada fosse. O riso sai aos solavancos num choro contido mas rimo-nos e é o que importa. É uma forma de ficar em silêncio.\”, por José Félix

Inteligência Amorosa Outubro 31, 2006

Filed under: Elisabete — elisabetecunha @ 11:48 pm

 AMOR

O  que é inteligência amorosa?

Ter inteligência amorosa é, antes de qualquer coisa, ter auto-estima, saber a hora certa de falar e de calar, de chegar e de se retirar, de impor e de aceitar.

Como diz o psiquiatra e escritor José Angelo Gaiarsa, “é a arte de se relacionar bem com os outros, de ter tato, de perceber o(a)  parceiro(a). De ter a percepção do não-verbal: o rosto,o tom de voz, osorriso.Tudo isso quer dizer muitas coisas”, diz ele.

Mas muitas pessoas são inteligentes em todos os aspectos da vida, e quando chega a hora de se relacionar amorosamente não conseguem se dar bem:pressionadas pelo mundo, pela competitividade(que o mercado de trabalho impõe), pela mídia( que estabelece padrões de comportamento) , pela família e pelos” amigos”( que cobram status e estado civil),tornam-se presas fáceis de sua ansiedade e de falta de tato.Resultado: frustação.

“Quando você se dá bem com alguém, a convivência é como uma dança”,explica o dr.Gaiarsa. “Dançaré ter inteligência amorosa com esta pessoa, e significa olhar bem,ouvir com atenção a música da voz, dialogar usando a percepção:não é entender o outro com a cabeça, nem dialogar com palavras;é perceber o outro inteiramente”, ensina.

 

One Response to “Inteligência Amorosa”

  1. Elen Fechine Says:

    Confirmação de cadrastro!
    obg
    Elen


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s