Vida(s)em ViAGeM

\”Andamos com a corda e a faca na garganta e continuamos a sorrir como se nada fosse. O riso sai aos solavancos num choro contido mas rimo-nos e é o que importa. É uma forma de ficar em silêncio.\”, por José Félix

Abaporu Novembro 3, 2006

Filed under: Elisabete — elisabetecunha @ 2:09 pm

Vou aproveitar este espaço, para escrever sobre algumas coisas que gosto muito : Arte , poesia , música, cinema e vida. Espero compartilhar com vocês destes prazeres que não abro mão.

O “Abaporu”, a orbra prima de Tarsila do Amaral só pode existir na imaginação. Ela queria liberdade para se expressar, usar as cores e formas que desejasse, representar paisagens e figuras vindas da imaginação e,que refletisse as cores da sua terra, contasse as lendas e o folclore do Brasil.

Tarsila nasceu em 1897, na cidade de Capivari, interior de São Paulo. Era filha de fazendeiros ricos e por isso , pôde estudar na França, com artistas famosos. Voltou para o Brasil em 1922. Foi casada com Oswald de Andrade, um grande escritor modernista brasileiro. Seu segundo casamento foi com o psiquiatra Osório César. Ele foi diretor de um grande hospital para doentes mentais, o Juqueri, onde realizou muitos trabalhos importantes, inclusive um ateliê de artes para doentes mentais- um dos primeiros do Brasil.

Na época, predominava no Brasil a pintura acadêmica, com regras para tudo: que cores usar, o que deveria ser pintado, como os quadros de natureza-morta. O modo de retratar devia ser realista. Os Modernistas, o grupo de artistas ao qual Tarsila pertencia, achavam que este era um tipo de arte que não refletia a cultura brasileira. Eles se encontravam, conversavam, escreviam em jornais e publicavam revistas.

O Movimento mudou toda a arte no Brasil e teve como evento principal a “Semana de Arte Moderna”, a semana de 22, que tem esse nome porque aconteceu em fevereiro de 1922. Ai já é outra história para ps próximos capítulos……..

Tarsila do Amaral é uma das mais importantes artistas brasileiras. Quando olhamos suas obras percebemos uma grande simplicidade. Mas o que hoje é tão familiar, no início do século XX era um choque. Muito se discutiu e se criticou até que as pinturas como as de Tarsila fossem consideradas obras de arte de importância.

Tarsila morreu em São Paulo, em 1973, porém sua vida foi bastante movimentada. Ela era uma mulher muito bonita, além de toda importância para a arte e cultura brasileira.

Auto-retrato de Tarsila do Amaral.

 

8 Responses to “Abaporu”

  1. kamylla Says:

    Nossa a tarsila é uma artista e tanto
    Quando eu crescer quero ser uma artista também mais a minha arte será o ballet
    tarsila é uma das melhores artista mais juntos nós poderemos renacer, cresce e mostrar para todos que arte não só nasce para encerar, mais sim para viver para sempre , e ser guardada para sempre mais não é só chegar e ver mais sim para muito cultivadas para sempre!!!!!!!!!!
    tchau

  2. layza Says:

    ôii td benhe meu e mail é layza.hermione@hotmail.com vlw
    bzOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  3. Vinicius Says:

    Adoro o Abaporu . Conheço = o faz tempo …….

  4. Gata Says:

    Eu sou uma gaaata

  5. Breno Yago Says:

    Tarcila nasceu em 1897,na cidade de capivari,interior de São paulo.Era filha de fazendeiros ricose por isso,pôde estudarna França,com artistas famosos.Voltou para o Brasil em 1922.(…)
    Na época,predominava no Brasil a pintura acadêmica,com regras para tudo: que cores usar,o q deveria ser pintado,como os quadros de natureza-morta.O modo de retratar devia ser realista.Os modernistas, o grupo de artistas ao qual Tarsila pertencia,achavam que este era um tipo de arte que não refletia a cultura brasileira.Eles se encontravam,conversavam,escreviam em jornais e publicavam revistas !!!

  6. Breno Yago Says:

    Tarsila é uma grande artista !!!

  7. Breno Yago Says:

    Hum, pois é !!!
    Ja falei o q queria falar !!
    By : Breno Yago !


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s